Começou a funcionar ontem, 06/12, a maior estrutura neonatal e pediátrica do Sul da Bahia. Foi inaugurado em Ilhéus, o moderno, grandioso e humanizado Hospital Materno-Infantil Dr. Joaquim Sampaio.
O hospital tem capacidade para atender urgências e emergências de toda a região. São 105 leitos, sendo 10 de Terapia Intensiva Neonatal e 25 de semi-intensiva, para as mães darem à luz com dignidade aos seus filhos. As mulheres da região não vão mais precisar esperar vaga em unidades de Salvador, aguardando em ambulâncias e sofrendo com a estrada.
O Hospital Materno-Infantil disponibiliza ainda de cinco leitos no Centro de Parto Normal Intra-hospitalar e está estruturado para a assistência ao parto de risco, gestação de alto risco, cuidado intensivo e intermediário neonatal e cuidado intensivo e clínico às crianças. O funcionamento é 24 horas, com acesso por demanda espontânea e referenciada, integrada aos pontos de atenção primária.
Estavam presentes na solenidade, o governador do estado, Rui Costa, o prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre (Marão), a secretária de Desenvolvimento Econômico e Inovação do Município de Ilhéus, Soane Galvão, a secretária de Saúde do Estado, Tereza Paim, bem como outras autoridades.
“É um orgulho imenso e uma alegria muito grande realizar mais esse sonho antigo da população, pelas mãos do nosso governador Rui Costa, do nosso prefeito Mário Alexandre e demais autoridades. Abrimos as portas dessa unidade de excelência, inaugurando, assim, um novo capítulo com a regionalização da saúde na vida de muitas mamães e crianças. Nasce uma nova referência para todos nós, de gente que cuida e gosta de gente, servindo com amor no coração”, disse Soane Galvão, secretária de Desenvolvimento Econômico e Inovação do Município de Ilhéus.
“Emoção que não cabe no peito, orgulho de juntamente ao Governo do Estado consolidar mais um marco, mais uma grande conquista. Poder afirmar que as nossas mães e crianças receberão o amparo, o cuidado que tanto merecem e principalmente o direito à saúde que passa a ser executado com todos os requisitos de excelência, não tem preço”, pontuou o prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, o Marão.