O Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil teve um crescimento de 1,2% no 1º trimestre de 2021 em comparação com o último trimestre de 2020, de acordo com dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Segundo o órgão, o PIB total do país aponta R$ 2,048 trilhões.

Os números colocam a economia nacional de volta ao patamar do quarto trimestre de 2019 em termos de volume, em um cenário pré-pandêmico.

“Mesmo com a segunda onda da pandemia de Covid-19, o PIB cresceu no primeiro trimestre, já que, diferentemente do ano passado, não houve tantas restrições que impediram o funcionamento das atividades econômicas no país”, avaliou a coordenadora de Contas Nacionais do IBGE, Rebeca Palis.

Ainda de acordo com o IBGE, apesar da recuperação para um cenário pré-Covid, o PIB do país ainda está 3,1% abaixo do ponto mais alto da atividade econômica do país, alcançado no primeiro trimestre de 2014.

“A gente retornou ao patamar pré-pandemia sem recuperar as perdas de 2015 e 2016. As perdas com a pandemia foram recuperadas nestes três últimos trimestres de crescimento”, explicou Rebeca.

Entre os setores que mais contribuíram para a alta estão a agropecuária (5,7%), seguida pela indústria (0,7%) e serviços (0,4%).

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here