A Polícia Civil trouxe à Itapetinga o projeto DEAM Itinerante. Nos dias 04 e 05 de outubro, a equipe realizou, na Praça Dairy Valley, atendimento à mulheres vítimas de violência, população LGBTQIA+ e a crianças e adolescentes vítimas de violência sexual.
O projeto tem o objetivo de acolher esse público que, às vezes, não se sente confortável em ir à uma delegacia, além de divulgar o trabalho de acolhimento e cuidado às vítimas. “Esse é um projeto da primeira delegada mulher da história da polícia civil da Bahia, Drª Eloísa Brito, e ela quer fazer a divulgação dos serviços dos núcleos especiais e das delegacias da mulher através do ônibus que traz a DEAM Itinerante”, falou a delegada Déborah Soares.
Durante os dois dias, a Polícia Civil realizou atendimento completo: registro de ocorrência, oitiva, requerimentos de medidas protetivas de urgência e os encaminhamentos para fazer interrogatório e dar continuidade às investigações.
Além do Núcleo Especializado de Atendimento à Mulher, o CRM (Centro de Referência da Mulher), órgão ligado à Secretaria de Desenvolvimento Social, completa a rede de apoio às vítimas de violência. “Muita gente não sabe, mas o centro de referência da mulher também serve como porta de entrada para as vítimas de violência doméstica. As mulheres podem primeiramente procurar a gente no caso de não se sentirem confortáveis para irem até à delegacia prestar uma queixa. A gente faz esse acompanhamento para a delegacia e esse amparo social, psicológico e jurídico”, explicou a advogada Belle Cotrim.
A denúncia é a melhor forma de combater a violência contra a mulher e punir os agressores. Para aqueles que ainda têm algum receio em dirigir-se à uma delegacia, a Polícia Civil disponibiliza um número de celular para que qualquer um, vítima ou testemunha de casos de violência, possa denunciar. O anonimato é garantido.
É vítima ou sabe de algum caso de violência? Denuncie: (77) 98887-0197. Essa é uma luta de todos.