As vendas no comércio varejista baiano registraram em julho de 2020 crescimento de 9,7%, frente ao mês anterior, após aumentos de 7,7% e 11,1%, em junho e maio de 2020. No cenário nacional, a expansão nos negócios foi de 5,2 %, na mesma base de comparação.

Esses dados foram apurados pela Pesquisa Mensal de Comércio (PMC) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgados nesta quinta-feira, 10. Conforme a pesquisa, esse foi o terceiro avanço consecutivo nessa comparação, após dois meses de quedas históricas nesse indicador.

Em relação ao mês do ano anterior, devido à pandemia do novo coronavírus, as vendas no comércio varejista baiano registraram recuo de 2,7%. No acumulado do ano, a taxa do volume de negócios foi negativa em 10,1%.

O resultado registrado para o varejo baiano em julho releva que o setor foi influenciado pela liberação do auxílio emergencial e relaxamento das medidas de isolamento social, ocorrida nesse mês. Com uma demanda reprimida e retração no mercado de trabalho, muitos consumidores utilizaram o auxílio para iniciar o seu próprio negócio.

Embora o cenário ainda seja de consumo limitado, a expectativa provocada pela abertura gradual do comércio influenciou o Índice de Confiança do Consumidor (ICC) da Fundação Getúlio Vargas que subiu 7,7 pontos em julho, para 78,8 pontos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here