A Tabocas, empresa do segmento de construção de linhas de transmissão e subestações de energia, realizou, conforme determinação municipal, testagem em todos os seus colaboradores. Nesta segunda-feira, 29, 167 novos casos foram detectados e 02, já confirmados em testagem anterior, foram reafirmados.
Há cerca de 20 dias, a empresa havia apresentado relatório indicando que nenhum dos funcionários alocados para Itapetinga apresentou testagem positiva. Contudo, após a notícia de mais de 60 casos positivos em colaboradores da Tabocas na vizinha cidade de Macarani, a prefeitura de Itapetinga exigiu novos exames para que a empresa pudesse voltar a funcionar.
Agora, após os resultados, a empresa acomodará os casos positivos em hotéis e pousadas como medida de isolamento. A prefeitura suspenderá todas as atividades da empresa por 30 dias. No gabinete de crise, instalado para o enfrentamento da pandemia do novo coronavírus, o prefeito Rodrigo Hagge discute novas determinações e medidas de segurança para os próximos dias, analisando o novo cenário agora apresentado. Todos os casos serão monitorados pela Vigilância Epidemiológica.
Ainda nesta segunda, Itapetinga registrou mais um óbito. Um homem de 63 anos apresentou problemas respiratórios e diarreia. Ele havia sido transferido, no último dia 26, para o Hospital das Clínicas de Conquista, onde faleceu. Seu teste para Covid-19 tinha dado positivo.
A secretaria de saúde recebeu um teste positivo de um outro paciente que havia falecido no dia 27 deste mês. No dia 24, um homem de 41 anos apresentou tosse e fraqueza muscular, e veio a óbito três dias depois. A vigilância havia colhido o material para o exame e o resultado positivo chegou na tarde desse dia 29.
Cinco pessoas se recuperaram da doença nessa segunda.