Começou ontem, quinta-feira (2), a valer a regra que possibilita o bloqueio de chamadas telefônicas de bancos e financeiras oferecendo empréstimo consignado. O prazo para o começo desse bloqueio será de até 30 dias após o pedido.

Aposentados e pensionistas são os mais atingidos por esse tipo de oferta via telefone. Isso é demonstrado no volume de reclamações que chegam à Ouvidoria do INSS. Um total de 50 mil a cada ano relacionadas à essa modalidade de empréstimo.

Quase quatro de cada dez empréstimos consignados foram feitos por aposentados, registrados no penúltimo mês de 2019. Servidores públicos e aqueles trabalhadores com carteira assinada são as outras categorias que podem realizá-lo.

Bom, mas isso foi em outro tempo. Agora, quem estiver incomodado com esse tipo de abordagem poderá bloqueá-la. Para tanto é preciso acessar o site naomeperturbe.com.br. Para cadastrar-se será necessário informar nome, CPF e e-mail, além de uma senha a ser criada; em seguida, você deverá validar o cadastro através de uma mensagem enviada para seu e-mail e acessar o site; por último, para sacramentar o bloqueio, é só fornecer o número de seu telefone fixo ou celular, marcando as instituições das quais você não quer receber ligações de telemarketing.

Depois que efetuar o cadastro do seu telefone no Não Me Perturbe, as instituições contratadas terão 30 dias para interromper de vez as ligações. Sempre lembrando que a solicitação de bloqueio deverá ser renovada todo ano.

A FEBRABAN (Federação Brasileira dos Bancos) garante que serão punidos bancos e empresas que desrespeitarem a solicitação do cidadão.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here