A 14ª Policlínica Regional de Saúde foi entregue à população pelo governador Rui Costa nesta segunda-feira, dia 11, em Senhor do Bonfim, no norte do estado. Com um investimento de R$ 23 milhões, a unidade dará assistência a 11 municípios da região que formam o Consórcio Interfederativo de Saúde: Andorinha, Antônio Gonçalves, Campo Formoso, Cansanção, Filadélfia, Itiúba, Jaguarari, Nordestina, Ponto Novo, Queimadas e Senhor do Bonfim.

São oferecidas consultas em especialidades como angiologia, cardiologia, endocrinologia, gastrenterologia, neurologia, ortopedia, oftalmologia, otorrinolaringologia, ginecologia/obstetrícia, mastologia e urologia. Também serão realizados exames como ressonância magnética (com e sem contraste), tomografia (com e sem contraste), mamografia, ultrassonografia com doppler, ecocardiografia, ergometria, mapa, holter, eletroencefalograma, raio-X, eletrocardiograma, endoscopia, colonoscopia, nasolaringoscopia, colposcopia, histeroscopia, cistoscopia, entre outros, ligados às especialidades de oftalmologia.

Com a inauguração de mais essa policlínica, o governo do estado cumpri a meta de 50% de unidades entregues e cobertura de quase 7 milhões de baianos. Esse importante equipamento faz parte de um relevante programa de assistência em especialidades médicas e bioimagem, elevando o nível de complexidade no atendimento, favorecendo o diagnóstico precoce e diminuindo o tempo de espera para realização dos procedimentos.

As Policlínicas Regionais também são importantes para democratização no acesso ao sistema de saúde, pois eliminam qualquer interferência, haja vista que o agendamento acontece na própria unidade básica, aprimorando a relação médico/paciente. Assim a saúde é tratada como um direito de todos, ponto crucial para o exercício pleno da cidadania, e não como um objeto de troca no jogo político eleitoreiro.

Cabe pois, aos modelos de assistência às saúdes municipais, adaptarem-se a essa nova lógica de atendimento, não apenas com a destinação de recursos, mas também no treinamento e qualificação de suas equipes, objetivando o atendimento garantido e de bom nível para a população.

Policlínicas Regionais

Outras 13 Policlínicas Regionais de Saúde já estão em funcionamento na Bahia. As unidades oferecem atendimentos a cidadãos das regiões de Guanambi, Jequié, Irecê, Alagoinhas, Feira de Santana, Valença, Santo Antônio de Jesus, Teixeira de Freitas, Paulo Afonso, Juazeiro, Vitória da Conquista, Jacobina e Itabuna. Ao todo, mais de sete milhões de baianos, em 279 municípios, já são contemplados pelas unidades.

Além das que já estão em funcionamento e da entregue em Senhor do Bonfim, outras cinco policlínicas estão em construção nos municípios de Salvador (duas unidades), Barreiras, São Francisco do Conde e Simões Filho.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here